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DICA DO EDUCADOR FÍSICO ANDRÉ COSTA

10 Motivos para Correr

A corrida quando realizada de forma saudável traz Benefícios importantes para a saúde, proporcionando o bem estar e efeitos fisiológicos positivos para os seus praticantes. Nós da equipe Transforma resumimos para você 10 motivos para pratique este esporte que esta em crescimento evidente.
1) FORTALEÇA SEU CORAÇÃO: Correr exige que aumente o fluxo de sangue para todo corpo. Para que isso ocorra o coração precisa aumentar de tamanho (aumento da cavidade) e ficar mais forte (fortalecer as fibras do músculo) assim podendo bombear mais sangue com uma quantidade menor de batimentos, reduzindo freqüência cardíaca basal.
2) RESPIRE MELHOR: Ao correr necessitamos de um aporte maior de ar, logo o volume de ar inspirado também é maior. Dessa forma, temos aumentada a sua capacidade respiratória (VO2).
3) TENHA OSSOS MAIS FORTES: O impacto que existe na corrida estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade dos seus ossos.
4) MELHORE A PRESSÃO ARTERIAL: Ao correr você reduz a resistência da circulação do sangue em seus vasos, estimulando a vasodilatação. Ou seja, seu sangue circula com mais facilidade pelo seu corpo.
5) CUIDE DO COLESTEROL: A corrida diminuí os níveis de LDL, o famoso “colesterol ruim”. E ainda mais, corredores de longas distâncias tem um aumento significativo de HDL, “colesterol bom”, encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.
6) FORTALEÇA AS ARTICULAÇÕES: Correndo protegemos nossas articulações que são regiões muito frágeis, tornando-as mais espessas e prevenindo de futuras lesões.
7) CONTROLE O PESO: A corrida aumenta o processo de queima calórica, que favorece a redução ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino é possível queimar até 950 calorias dependendo da intensidade do seu treino.
8) FORTALEÇA SEUS MUSCULOS: Além de queimar a gordura muscular deixando os músculos mais definidos, correr também ajuda a melhorar a resistência muscular deixando-os mais fortes.
9) MELHORE SUAS FUNÇÕES RENAIS: Com o aumento da circulação acontece também uma melhora na ação de filtrar dos rins, reduzindo o número de substancias toxicas circulantes no nosso corpo.
10) ALIVIE O ESTRESSE E RELAXE: Correr aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite que secretado em pouca quantidade pode levar a depressão. Além da redução na liberação de cortisol aliviando o estresse e a ansiedade e, é claro, um aumento na liberação de endorfina que provoca aquela sensação de bem-estar e plenitude relacionada diretamente com o exercício físico.
Lembre-se de procurar um profissional capacitado para ministrar seu treino e tenha sempre a mão seu exame médico para sua maior segurança. A sua saúde em primeiro lugar e sua vida é seu maior tesouro.

 

DICA DA NUTRICIONISTA GRAZIELA PARISOTTO

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